Sobre
NomadBSD é um sistema ao vivo persistente para unidades flash USB, baseado em FreeBSD . Juntamente com a detecção e configuração automática de hardware, ele é configurado para ser usado como um sistema de desktop que funciona fora da caixa, mas também pode ser usado para recuperação de dados, para fins educacionais, ou para testar a compatibilidade de hardware do FreeBSD.

Para obter uma lista de pacotes de software instalados, consulte o arquivo MANIFEST.

Requisitos
As imagens para computadores de 64 bits e 32 bits se encaixam em uma unidade flash USB de >=5GB. Um sistema com uma CPU de 1.2GHz e 1G de RAM deve ser capaz de executar o NomadBSD decentemente. O inicialização é possível via BIOS e UEFI.

Desenvolvimento
Você pode conferir os arquivos de código e configuração mais recentes no GitHub.

Contribuindo para o NomadBSD
Gostaria de traduzir interfaces de programa ou documentação? Você é designer ou programador? Confira os problemas abertos no GitHub. Você tem uma ideia legal para o projeto? Junte-se à lista de discussão de desenvolvedores do NomadBSD e nos avise.

Formato de imagem
Como o NomadBSD foi projetado para ser um sistema persistente, não fornecemos arquivos ISO, pois o ISO-9660 é um sistema de arquivos somente leitura.

Escrevendo a imagem para um cartão de memória USB
O tamanho da imagem não compactada é de 4.7GiB, então a capacidade da sua unidade flash deve ser de 5GB no mínimo.

Windows
Você pode descomprimir a imagem usando 7-Zip. Para escrever a imagem no seu pendrive, você pode usar o Win32 Disk Imager ou Rufus.

Mac OS X

Código:

# lzma -d nomadbsd-x.y.z.img.lzma
# dd if=nomadbsd-x.y.z.img of=/dev/rdiskX bs=1m


Linux

Código:

# lzma -d nomadbsd-x.y.z.img.lzma
# dd bs=1M if=nomadbsd-x.y.z.img of=/dev/sdX conv=fsync


Baixar
NomadBSD 1.4 (amd64)
NomadBSD 1.4 (i386)
NomadBSD 1.4 (mac)